Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano

Apresentação

As questões urbanas e suas tensões estão se tornando cada vez mais complexas e desafiadoras, exigindo uma constante renovação do conhecimento por parte dos agentes, através de questionamentos das tradicionais formas de compreensão da realidade e da formulação de alternativas de ação.

Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano – PPU, é uma iniciativa conjunta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Ao mesmo tempo, ao incorporar docentes dos cursos de Economia, Direito, Geografia e Geomática, evidencia uma abordagem interdisciplinar necessária para enfrentar o desafio das temáticas do planejamento urbano.

O objetivo principal do PPU é capacitar pesquisadores, docentes e profissionais para compreender e articular os distintos campos do conhecimento que concorrem para a interpretação dos fenômenos vinculados às dinâmicas urbana e metropolitana, destacadamente aqueles relacionados ao planejamento territorial, e à elaboração de políticas públicas, contribuindo para o fortalecimento das competências necessárias à produção do conhecimento científico e da inovação.

Dentre os objetivos específicos, o PPU procura capacitar pesquisadores e profissionais de formações diversas frenteaos princípios, métodos e técnicas do planejamento urbano contemporâneo e na formulação, execução e análise de políticas públicas voltadas para a gestão urbana; pretende contribuir para a compreensão crítica do processo de urbanização e da identificação dos limites e possibilidades da atividade do planejamento urbano; e formar mestres capacitados para atuarem, com qualidade, na promoção do ensino, pesquisa e atuação profissional no planejamento urbano. Portanto, o egresso do mestrado PPU deverá ser capaz de: i) contribuir em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas vinculadas às linhas de pesquisa do PPU, a partir de uma perspectiva interdisciplinar;ii) desenvolver pesquisas e difundir conhecimentos relacionados ao campo do planejamento urbano;iii) contribuir com a administração pública e privada, desenvolvendo planos, programas e projetos de gestão territorial nas escalas urbana e metropolitana.

A periodicidade da Seleção é Anual, compreendendo 10 vagas por período.

O Curso de Mestrado compõe-se de disciplinas de caráter obrigatório e de caráter eletivo, dentro do domínio específico ligado à área de concentração e às linhas de pesquisa. O discente deverá integralizar no mínimo 18 (dezoito) créditos em disciplinas cursadas antes da qualificação. A prática de docência é parte integrante da formação do pós-graduando e constituirá disciplina do currículo do curso,tendo caráter obrigatório para os alunos bolsistas. Para os demais discentes a Prática de Docência é facultativa.

No que tange à produção do conhecimento, o PPU pretende articular os processos de produção da cidade contemporânea aos métodos, objetivos e estratégias de intervenção, abrangendo disciplinas das ciências sociais, administração pública e engenharia. Caracteriza-se pela interdisciplinaridade, traduzida no corpo docente e nas linhas de pesquisa e adota como referência uma visão multidimensional da realidade urbana. O PPU estrutura-se a partir de duas linhas de pesquisa: Dinâmicas urbanas e Políticas e instrumentos do Planejamento Urbano.

A linha de pesquisa DINÂMICAS URBANAS tem como propósito contribuir para a compreensão dos fenômenos que se relacionam com a aceleração da urbanização e o contemporâneo processo de metropolização, não apenas do ponto de vista teórico, mas também com uma perspectiva aplicada, em dimensões inter-relacionadas. Para tanto, dois eixos de investigação se consolidam: de um lado, sob um viés estruturalista, as pesquisas se concentram no entendimento da espacialização metropolitanapor meio da compreensão: i) da dinâmica imobiliária, observando a expansão e localização das ocupações irregulares para a consolidação da forma urbana, ii) dos elementos da dinâmica econômica, que permitem inserir as metrópoles no processo de globalização e acabam resultando na conformação de espaços e arranjos sociais similares; iii)do processo de expansão urbano-metropolitana, suas estruturas e osimpactosdessaocupação em áreas ambientalmente sensíveis, em conjunto com a questão do consumo de recursos naturais e artificiais correlacionados; iv) dascaracterísticas dos espaçosde mobilidade e sua relação com a forma urbana; e v) da interdependência, conectividade e complementaridade dos sistemas de espaços livres urbanos e a influência da legislação urbana e ambiental correspondente. De outro lado, sob um viés fenomenológico, as pesquisas analisam a conformação da paisagem e da forma urbana por meio da compreensão: i) dos atributos físicos e sensoriais primordiais, dos usos, ocupações e apropriações cotidianos que caracterizam o espaço público; e ii)das características morfológicas do espaço urbano. Em ambos os eixos, entretanto, intenta-se refletir como a convergência estruturada das estratégias e políticas de ciência, tecnologia e inovação podem contribuir com soluções para o planejamento urbano.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Tecnologia
Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano
Centro Politécnico Fone: +55(41)3361-3702
Centro Politécnico - Jardim das Américas
Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Tecnologia
Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano
Centro Politécnico, Edifício de Administração, 2º Andar
Fone: +55(41)3361-3497
Centro Politécnico - Jardim das Américas
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR