Procedimentos Pós-defesa e Diploma

O processo para emissão de Diploma de Mestrado/Doutorado ocorre em duas etapas:

1ª ETAPA – PROCEDIMENTOS APÓS A DEFESA

1) Imediatamente após a defesa, deixar na secretaria do PIPE todos os documentos da defesa;

2) Efetuar as correções solicitadas pela banca e obter do orientador a aprovação na versão final do trabalho;

3) Solicitar a emissão de Ficha Catalográfica, encaminhando arquivo do trabalho corrigido, incluindo cópia “Termo de Aprovação” para a Biblioteca de Ciência e Tecnologia, no e-mail referencia.bct@gmail.com . Em geral a ficha catalográfica não fica pronta no mesmo dia da solicitação, portanto solicitar com antecedência para cumprir o prazo a que se refere o próximo item;

4) No prazo de 60 dias, a contar da data de aprovação da defesa, encaminhar à secretaria (pipe@ufpr.br) o trabalho final em PDF contendo a ficha catalográfica, conforme modelo disponível no seguinte MODELO (link). Em arquivo separado, encaminhar também a aprovação do orientador na versão final do trabalho, conforme MODELO (link);

5) NÃO é mais exigida a cópia impressa da Tese/Dissertação pra o Depósito Legal no SiBi/UFPR. O “Recibo de Depósito Legal”, exigido para o pedido do diploma, será solicitado pela própria secretaria do PIPE, após receber a versão final do trabalho.

ATENÇÃO: Para solicitar a não divulgação do trabalho o aluno deverá entregar junto com a versão final do trabalho, em arquivo a parte, o requerimento específico para este fim disponível na página de “Modelos de Formulários” no site do PIPE. Trabalhos entregues sem este requerimento serão automaticamente divulgados nos sites do PIPE e Capes.

2ª ETAPA – SOLICITAÇÃO DO DIPLOMA

O processo de solicitação do diploma é feito pela secretaria do PIPE, após o aluno cumprir as obrigações contidas na 1ª etapa e entregar os documentos abaixo relacionados.

Até o momento, as normativas que regulam a pós graduação não definem prazo máximo para a solicitação do diploma. Mas recomenda-se que o pedido seja realizado logo após a defesa, o mais breve possível.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Gradudação (PRPPG) é a única responsável pela emissão do documento. Informações sobre prazo para emissão devem ser verificados diretamente com a Unidade de Diplomas (UDC) da PRPPG.

DOCUMENTOS:

Abaixo segue a lista de documentos que o aluno deve providenciar. Os documentos pessoais, em geral, já estão nos arquivos do programa,  mas caso contrário poderão ser solicitados.

Todos os documentos podem ser entregues pessoalmente ou enviados ao e-mail do PIPE (pipe@ufpr.br) desde que no formato PDF.

1) DOCUMENTOS PESSOAIS (Cópias simples)

  • RG (não pode ser CNH ou carteira de órgão de classe)
  • CPF (caso esteja no RG não é necessário documento adicional)
  • Diploma de Graduação (para o Mestrado e Doutorado)
  • Diploma de Mestre (somente para o Doutorado)

2) CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITO

Documento emitido pela Biblioteca de Ciências e Tecnologia que atesta não haver obras do acervo da UFPR com atraso para a devolução.

3) CERTIFICADO DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

-Mestrado: declaração de suficiência no idioma inglês;

-Doutorado: declaração de suficiência no idioma inglês, e declaração de suficiência em outro idioma estrangeiro moderno (alemão, espanhol, francês, ou italiano).

Obs.: Caso a língua estrangeira já esteja registrado no histórico no SIGA não será necessário apresentar novamente a declaração.

4) ARTIGOS

– Mestrado (item V, art. 75 do Regimento):

Apresentar comprovante de submissão para revista indexada Qualis Materiais A ou B de pelo menos 01 (um) artigo científico completo, relativo às suas atividades no curso ou da dissertação, contendo seu nome e do orientador como autores.

Anexar ao comprovante o extrato atualizado do status do processo de avaliação pela revista com não mais de 30 (trinta) dias de emissão(imprimir o extrato diretamente no site da revista).

Não será aceito como comprovante de submissão o artigo avaliado e recusado para publicação.

Apresentar cópia da 1ª página do artigo.

– Doutorado  (item VII, art. 76 do Regimento):

Apresentar comprovante de aceite e/ou publicação em uma revista indexada com Qualis Materiais A1 – A2 – B1 ou B2 de pelo menos 01 (um) artigo completo relativo às suas atividades no curso ou da tese, ecomprovante de submissão de pelo menos 01 (um) artigo completo enviado a uma revista indexada com Qualis Materiais A1 – A2 – B1 ou B2 relativo às suas atividades no curso ou da tese, ambos contendo seu nome e do orientador.

Anexar ao comprovante de submissão extrato atualizado do status do processo de avaliação pela revista com não mais de 30 (trinta) dias de emissão (imprimir o extrato diretamente do site da revista).

Não será aceito como comprovante de submissão o artigo avaliado e recusado para publicação.

Apresentar cópia da 1ª página dos artigos.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Tecnologia

Centro Politécnico, Edifício de Administração, 2º Andar
Fone: +55(41)3361-3308
Centro Politécnico - Jardim das Américas
Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Tecnologia

Centro Politécnico, Edifício de Administração, 2º Andar
Fone: +55(41)3361-3497
Centro Politécnico - Jardim das Américas
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná -

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR