ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA AS DISCIPLINAS DO SEGUNDO SEMESTRE/2021

Prezados alunos, do dia 08/07/2021 à 29/07/2021 via SIGA, abertas as inscrições para as disciplinas do segundo semestre 2021 período Especial.

Previsão para inicio das aulas em 02/08/2021

Discentes externos devem enviar e-mail para pipe@ufpr.br, solicitando matrícula (a depender da disponibilidade de vagas)

Disciplinas ofertadas:

• ECMA 7004 – CIÊNCIA DOS MATERIAIS

Prof. DANIEL EIRAS â€“ 60 horas – 4 créditos – 20 vagas

Ementa ofertada:

Introdução. Ligações atômicas. Estado não cristalino e seus modelos. Estado cristalino: 2 e 3 dimensões, agrupamentos densos. Cristais líquidos. Imperfeições da rede cristalina. Microestrutura: hierarquias estruturais, deformação, transformação, estudo de casos. Caracterização estrutural de materiais. Propriedades mecânicas. Propriedades elétricas. Propriedades térmicas. Seleção de materiais. Materiais de Engenharia: Microestrutura e Propriedades.

As aulas serão: Quinta-feira – 09 ás 12:00 – MODO REMOTO ( Plataforma MOODLE)

• ECMA 7014 – FÃSICA DOS DIELÉTRICOS

Prof. VITOLDO SWINKA FILHO – 60 horas – 4 créditos – 20 vagas

Ementa ofertada:

Potencial de um grupo de carga. Dipolos Induzidos. Teoria Estatística de Orientação Dipolar. Permissividade Complexa. Relação entre Grandezas Macroscópicas e Microscópicas. Relaxação Dielétrica. Isolantes e Semicondutores de Banda Larga. Injeção de Correntes limitada por carga espacial. Condutividade Intrínseca e Extrínseca. Rigidez Dielétrica.

As aulas serão: Quinta-feira – 14:00 às 18:00 – MODO REMOTO (Plataforma Teams )

• ECMA 7033 – SEMINÃRIOS

Profª CLAUDIA ELIANA BRUNO MARINO ZARBIN â€“ 30 horas – 2 créditos – 20 vagas

Ementa ofertada:

O aluno deverá assistir aos seminários regularmente oferecidos pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Engenharia e ministrar um seminário referente a um assunto relacionado a sua tese.

As aulas serão: Terça-feira- 13:30 às 15:30 – MODO REMOTO (Plataforma Teams ou Zoom)

• ECMA 7034 – SIMULAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS FÃSICOS

Prof. JOSÉ VIRIATO COELHO VARGAS – 60 horas – 4 créditos – 20 vagas

Ementa ofertada:

Fundamentos de modelo de simulação, estado da arte da análise exergética e otimização termodinâmica, termoeconomia, exergoeconomia, função objetivo, análise de modelos desenvolvidos. análise de novos modelos

As aulas serão: Quarta-feira- 08:00 às 12:00 – MODO REMOTO (Plataforma Teams)

• ECMA 7037 – TERMODINÂMICA DE MATERIAIS

Prof. GABRIEL GOETTEN DE LIMA – 60 horas – 4 créditos – 15 vagas

Ementa ofertada:

Introdução histórica. Leis da Termodinâmica. Potenciais Termodinâmicos. Conceitos de Termodinâmica
estatística. Termodinâmica de sólidos. Termodinâmica de transformação de fase. Termodinâmica
química. Diagramas de fases. Cinética de transformações.

As aulas serão: Quinta-feira – 15:30 às 17:30 – MODO REMOTO

• ECMA 7007 – ELABORAÇÃO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Devem matricular-se nesta disciplinas todos os alunos que estão cursando o último semestre de Mestrado

Horário e local a definir – 20 vagas