ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA AS DISCIPLINAS DO SEGUNDO SEMESTRE/2020 – Período Especial

Prezados alunos, do dia 01/09/2020 à 17/09/2020 via SIGA, abertas as inscrições para as disciplinas do segundo semestre 2020 período Especial.

Previsão para inicio das aulas em 21/09/2020 e término 11/12/2020.

Discentes externos devem enviar e-mail para pipe@ufpr.br, solicitando matrícula (a depender da disponibilidade de vagas)

Será ofertado as seguintes disciplinas:

• ECMA 7004 – CIÊNCIA DOS MATERIAIS

Prof. DANIEL EIRAS â€“ 60 horas – 4 créditos – 30 vagas

Ementa ofertada:

Introdução. Ligações atômicas. Estado não cristalino e seus modelos. Estado cristalino: 2 e 3 dimensões, agrupamentos densos. Cristais líquidos. Imperfeições da rede cristalina. Microestrutura: hierarquias estruturais, deformação, transformação, estudo de casos. Caracterização estrutural de materiais. Propriedades mecânicas. Propriedades elétricas. Propriedades térmicas. Seleção de materiais. Materiais de Engenharia: Microestrutura e Propriedades.

PLANO DE ENSINO:
A disciplina será ministrada utilizando o Teams para as atividades síncronas. Além disso, será utilizado o Moodle para a realização de atividades e disponibilização de material pertinente ao curso. As atividades serão realizadas seguindo o cronograma abaixo. As atividades assíncronas
serão propostas ao longo do curso, podendo englobar a solução de exercícios ou a pesquisa e leitura de artigos científicos. A nota final será calculada pela média aritmética das duas avaliações.
Nos dias previstos no cronograma, os discentes terão acesso à avaliação através do Moodle e terão 5 horas para resolver as questões e carregar as respostas no próprio Moodle.

CRONOGRAMA:
1 aula – 23/09/2020 – Ligações Químicas e Estado Cristalino -3 horas atividades síncronas -2 horas atividades assíncronas
2 aula -30/09/2020 – Estado Cristalino e Estado não Cristalino – 3 horas atividades síncronas – 2 horas atividades assíncronas
3 aula – 07/10/2020 – Imperfeições da rede cristalina e difusão – 3 horas atividades síncronas – 2 horas atividades assíncronas
4 aula – 14/10/2020 – Desenvolvimento da microestrutura e transformações de fases – 3 horas atividades – 2 horas atividades assíncronas
5 aula – 21/10/2020 – Avaliação 1 – 3 horas atividades síncronas – 2 horas atividades assíncronas
6 aula – 28/10/2020 – Propriedades Mecânicas e Falha – 5 horas atividades assíncronas
7 aula – 04/11/2020 – Propriedades Térmicas – 3 horas atividades síncronas – 2 horas atividades assíncronas
8 aula – 11/11/2020 – Propriedades Elétricas – 3 horas atividades síncronas – 2 horas atividades assíncronas
9 aula – 18/11/2020 – Fabricação e Processamento de Materiais – 3 horas atividades síncronas – 2 horas atividades assíncronas
10 aula – 25/11/2020 – Fabricação e Processamento de Materiais – 3 horas atividades síncronas – 2 horas atividades assíncronas
11 aula – 02/12/2020 – Seleção de Materiais – 3 horas atividades síncronas – 2 horas atividades assíncronas
12 aula – 09/12/2020 – Avaliação 2 – 5 horas atividades assíncronas

As aulas serão: Quarta-feira – 14:00 às 17:00 – MODO REMOTO ( Plataforma MOODLE)

• ECMA 7033 – SEMINÃRIOS

Profª CLAUDIA ELIANA BRUNO MARINO ZARBIN â€“ 30 horas – 2 créditos – 20 vagas

Ementa ofertada:

O aluno deverá assistir aos seminários regularmente oferecidos pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Engenharia e ministrar um seminário referente a um assunto relacionado a sua tese.

As aulas serão: Terça-feira- 13:30 às 15:30 – MODO REMOTO (Plataforma Teams ou Zoom)

• ECMA 7034 -SIMULAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS FÃSICOS – 60 horas – 4 créditos – 25 vagas

Prof. JOSÉ VIRIATO COELHO VARGAS â€“ 60 horas – 4 créditos – 25 vagas

Ementa ofertada:

Fundamentos de modelo de simulação, estado da arte da análise exergética e otimização termodinâmica, termoeconomia, exergoeconomia, função objetivo, análise de modelos desenvolvidos. análise de novos modelos

As aulas serão: Quarta -feira – 08:00 às 12:00 – MODO REMOTO (Plataforma SKYPE)

• ECMA 7042- TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS II â€“ Engenharia de Superfícies

Prof. RODRIGO PERITO CARDOSO – 30 horas – 2 créditos – 10 vagas

Ementa ofertada:

Engenharia de Superfícies é uma atividade multidisciplinar que se propõe a customizar as propriedades de superfície de componentes de engenharia de maneira a melhorar o seu desempenho.
O ASM Handbook define engenharia de superfícies como ?tratamento de superfícies e regiões próximas à superfície de um material para conferir à superfícies propriedades para desempenhar funções distintas daquela do material do núcleo?.
OBJETIVO:
Introduzir o aluno aos conceitos fundamentais de engenharia de superfícies, caracterização de superfícies, técnicas de alteração de superfícies e medidas de desempenho.

1. Introdução à Engenharia de Superfícies
  2. Caracterização de Superfícies
  3. Técnicas de alteração de Superfícies
  4. Desempenho de Superfícies