Matrículas abertas para ECMA 7043 – Tópicos Especiais em Engenharia e Ciências dos Materiais III -Nanomagnetismo e Spintrônica até 02/08/2019

Prezados está aberta as inscrições para ECMA 7043 – Nanomagnetismo e Spintrônica até 02/08/2019.
Profº Dante Homero Mosca – 60 horas – 4 créditos – 20 vagas – às quartas-feiras – Local e horário a definir.

Ementa ofertada:

Na disciplina aborda as propriedades magnéticas e aplicações de sólidos de baixa dimensionalidade (filmes finos, nanopartículas, nanofios, nanotubos, nanoanéis, dentre outros) cujos desenvolvimentos nas últimas décadas constituem as bases tecnológicas das profundas mudanças,
por exemplo, nas áreas de computação, eletrônica de spin, robótica e nanomedicina. O conteúdo programático inclui uma introdução aos processos de magnetização, anisotropias magnéticas, ordenamentos magnéticos, formação de momentos magnéticos devido a defeitos cristalinos e a estrutura eletrônica, condução e tunelamento eletrônico polarizado em spin, nanoengenharia de junções planares, filmes multicamadas, arranjos de nano-ojetos, dentre outros. As aulas são expositivas com avaliação na forma de estudo dirigido e monografia.
OBJETIVO: Proporcionar ao aluno de mestrado e doutorado o aprimoramento de sua formação em uma área de nanomagnetismo e spintrônica relacionadas à Engenharia e Ciência dos Materiais.