DISCIPLINAS OFERTADAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE/2019

Prezados alunos, estarão abertas do dia 22/07/2019 à 02/08/2019 via SIGA as inscrições para as disciplinas do segundo semestre.

Discentes externos devem enviar e-mail para pipe@ufpr.br, solicitando matrícula (a depender da disponibilidade de vagas)

Ofereceremos as seguintes disciplinas:

ECMA 7033 – SEMINÃRIOS

Profª CLAUDIA ELIANA BRUNO MARINO – 30 horas – 2 créditos – 20 vagas

Ementa ofertada:

O aluno deverá assistir aos seminários regularmente oferecidos pelo programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Engenharia e ministrar um seminário referente a um assunto relacionado a sua tese.

Terça-feira- 13:30 às 15:30 – Local das aulas: Sala NSK.

ECMA 7034 – SIMULAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS FÃSICOS

Profº JOSE VIRIATO COELHO VARGAS – 60 horas – 4 créditos – 20 vagas

Ementa ofertada:

Fundamentos de modelo de simulação, estado da arte da análise exergética e otimização termodinâmica, termoeconomia, exergoeconomia, função objetivo, análise de modelos desenvolvidos. análise de novos modelos .

Quarta-feira das 8:00 às 12:00 -Local das aulas: Sala do NPDEAS

ECMA 7037 – TERMODINÂMICA DE MATERIAIS

Profº DANIEL EIRAS – 60 horas – 4 créditos – 20 vagas

Ementa ofertada:

Introdução histórica. Leis da Termodinâmica. Potenciais Termodinâmicos. Conceitos de Termodinâmica estatística. Termodinâmica de sólidos. Termodinâmica de transformação de fase. Termodinâmica química. Diagramas de fases. Cinética de transformações.

Segundas e Quintas das 16:00 às 18:00 – Local das aulas: sala EQ13 do prédio do Departamento de Engenharia Química

ECMA 7039 -TÓPICOS DE INSTRUMENTAÇÃO CIENTÃFICA

Profº VITOLDO SWINKA FILHO – 60 horas – 4 créditos – 15 vagas

Ementa ofertada:

Tópicos de Instrumentação Eletrônica Analógica e Digital; Instrumentação Científica para Óptica de Raios-X; Tópicos em Mecânica Fina (Transdutores, Controle de Processos).

Segunda- feira das 13:30 às 17:30 – Local das aulas: Sala do NSK

ECMA 7041 – TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS I – Aspectos estruturais e reatividade de materiais lamelares naturais e sintéticos

Profº FERNANDO WYPYCH  e Profª SHIRLEY NAKAGAKI  – 30 horas – 2 créditos – 20 vagas

Ementa ofertada:

Ementa a ser aprovada pelo Colegiado da Pós-graduação, a partir de proposta apresentada por professor credenciado no Programa.

Quarta-feira das 9:30 às 11:30 – Local das aula: Sala de aula da Pós Graduação

ECMA 7041 – TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS I – Tópicos em Ciência dos Polímeros

Profª THAIS HELENA SYDENSTRICKER FLORES-SAHAGUN – 30 horas – 2 créditos – 10 vagas

Ementa ofertada:

Introdução. Propriedades de polímeros. Elastômeros termoplásticos. Tm e Tg/ Fatores que influenciam. Poliadiação x Policondensação / Técnicas de Polimerização e suas aplicações. Viscoelasticidade. Consideração de propriedades mecânicas, químicas, térmicas, elétricas, resistência à chama e ao calor de materiais poliméricos. Tintas/Revestimentos/Adesivos. Fibras Têxteis. Reciclagem de Plásticos.

Terça -feira das 10:30 às 12:30 – Local das aulas: Sala do PGMec 01 bolco IV – as aulas serão ministradas em inglês.

ECMA 7042 – TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS II – Seminários de Física de Semicondutores

Profº EVALDO RIBEIRO – 45 horas – 3 créditos – 8 vagas

Ementa ofertada:

Noções de busca bibliográfica: bases de dados, palavras-chave. Técnicas de preparação e apresentação de seminários. Tópicos modernos em Física dos Semincondutores. Avaliações: apresentação de pelo menos dois seminários em física de  semicondutores.

Sexta-feira das 13:30 às 16:30 – Local das aulas: Sala PE03 do DFIS

ECMA 7007 – ELABORAÇÃO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

* Devem matricular-se nesta disciplinas todos os alunos que estão cursando o último semestre de Mestrado

Horário e local a definir – 30 vagas