Menu

Matrículas abertas em ECMA7042 – Tópicos II – Aspectos Avançados da Tecnologia de Processos de Soldagem até 03/06/2019

Prezados,

estão abertas as matrículas na disciplina ECMA7042 – Tópicos Especiais em Engenharia e Ciência dos Materiais II de 45 horas (3 créditos),

com título Aspectos Avançados da Tecnologia de Processos de Soldagem,

a ser ministrada pelo Prof. Américo Scotti.

Horário das Aulas: 2as e 3as feiras, das 17:30 às 20:30 a partir do dia 03/06/2019, com previsão para encerramento até 27/08/2019.

LOCAL DAS AULAS: Sala do Laboratório de Materiais Campus Politécnico

As matrículas estarão abertas até o dia 03/06/2019 via SIGA e estão disponíveis 15 vagas. Discentes externos devem enviar email para pipe@ufpr.br, solicitando matrícula (a depender da disponibilidade de vagas). Maiores informações seguem abaixo:​​​​​​​

Plano de curso e ementa

Curso: Aspectos Avançados da Tecnologia de Processos de Soldagem

45 horas (3 créditos)

Período Especial:  03/06- a 27/08

Objetivos do Curso:

Como o conhecimento almejado baseia-se nos fundamentos dos processos, os alunos ao final do curso deverão ter suficientes conhecimento para prever as necessidades e nichos para melhorias nos processos por meio da investigação e desenvolvimento tecnológico.  

Plano de curso

  1. Introdução à soldagem processos;
  2. Soldagem por Fusão: Fonte de calor fusão do metal;
  3. Física do arco 1: o arco de plasma como uma fonte de calor;
  4. Física do arco 2: o arco de soldagem;
  5. Fusão do eletrodo;
  6. Jato de arco, sopro magnético e fontes de energia;
  7. Proteção em soldagem a arco (escória e gás);
  8. Transferência metálica;
  9. Formação do cordão de solda;
  10. Tensões residuais e distorções;
  11. Processos com formato de onda controlado e processos de alta produção;
  12. Tópicos especiais em solda a arco: desempenho do MAG-CO2, índice de regularidade de transferência de metal;
  13. Regulagem de parâmetros: previsão do comprimento de arco, corrente e tensão;
  14. Atividades de laboratório

Ementa

Conteúdo das aulas presenciais (blocos de 4 horas-aulas):

  1. Introdução aos processos de soldagem: vantagens na substituição de rebitagem e aparafusagem, história, aplicação e tendências; Um processo especial, de acordo com a ISO 9000: exigências e consequências; A importância da aprendizagem com base em fundamentos; Uma visão geral sobre os processos de soldadura: definição de soldagem e processo de evolução (linha do tempo); Soldagem por fusão: transferência a partir da fonte de calor para o metal de base (conceito de condução de calor e difusibilidade térmica); Calor x temperatura de uma fonte de calor; Potência x Energia; Eficiência do calor: definição, as perdas de calor de diferentes processos de soldagem, determinação da eficiência de fusão: definição, o efeito da densidade de potência.
  1. O arco como fonte de calor: produção de plasma (conceito de ionização); Entalpia (potencial de ionização, dissociação, calores latente e sensível); Distribuição de temperatura e forma do arco; Temperatura x calor; conversão de energia elétrica (o papel de tensão e corrente na geração de calor); Iniciação do arco (aquecimento na resistência de contato e excitação de alta tensão em alta frequência, tensão de ignição e período transitório); Manutenção de um arco de soldagem: propriedades do plasma e transferência de calor durante o arco, choques de elétrons em moléculas (tensão e corrente), desionização e reionization; Efeito do gás na queda de tensão; Emissões termiônica e por campo: mecanismos, materiais, pontos catódicos;  Limpeza catódica de alumínio.
  1. Regiões de um arco de soldagem (cátodo, ânodo e coluna do arco, comprimentos e queda de tensão); Geração e perdas de calor em um arco (arco de energia, calor imposto e eficiência térmica; Taxa de fusão do eletrodo: fenômeno físico, equação genérica da taxa de fusão, a representação da corrente (média e eficaz) na equação genérica da taxa de fusão; Característica estática de arcos: definição, determinação, influência do comprimento do arco, gás de proteção, material e diâmetro do eléctrodo; As diferenças e razões para tal entre características estáticas de eletrodos consumíveis e não consumíveis.
  1. Jato de arco (jato de plasma): formação e ação sobre a poça: forças estáticas e dinâmicas agindo sobre a poça; Influência do jato de plasma sobre os acoplamento arco-poça; Sopro magnético: formação e impacto sobre o arco de soldagem, as causas para a formação de sopro magnético, meios de mitigação; Fontes de potência para soldagem a arco: conceitos básicos; características estáticas de fontes de energia; ponto de trabalho; Manutenção do comprimento do arco: modos de operação por tensão constante e corrente constante.
  1. Proteção da soldagem a arco: escória e gás (uma visão geral sobre os tipos disponíveis de consumíveis, características, mecanismos de proteção, desempenho e limitações); Propriedades físico-químicas dos gases blindagem e relação com a poça metálica.
  1. Transferência metálica: mecanismos e tipos; transferências natural e controlada (aplicações).
  1. Consumo x produção: tipos de perdas; formação do cordão de solda: fenômenos inerentes à formação de cordão de solda (efeitos mecânicos e térmicos); valores médios ou eficazes da corrente; Imperfeições operacionais de soldagem: descontinuidades e defeitos; identificação de descontinuidade e aceitação; tipos e causa de imperfeições.
  1. Fundamentos da tensão térmica: conceito primário (dilatação e contração); Tensão residual, distorção e colapso; Geração de estresse térmico (modelos de 3 barras e 5 barras); Segundo conceito (transformação de fase); diagrama tempo x stress térmico; Os componentes principais de estresse térmico e distribuição (longitudinal, transversal e normal); Que regem a parâmetros na geração de tensão residual: volume aquecida relacionados com parâmetros e transformação de fase relacionados com parâmetros, LTT metal de enchimento; Métodos de alívio de estresse (PWHT e vibração); Técnicas para mitigar e corrigir as distorções.
  1. Processos com forma de onda controladas: GTAW e GMAW (pulsado, duplo pulso, curto-circuito controlado): fundamentos, vantagens de desempenho, aplicações e limitações; Processos de alta produção: multi-arames (SAW e GMAW); arames frios e quentes: fundamentos, desempenho, vantagens, aplicações e limitações; DCEN GMAW; INFOCUS TIG.
  1. Influência do teor de CO2 e regulagem do comprimento do arco sobre o desempenho de MAG-CO2; índice de regularidade da transferência metálica: conceito e aplicação para obter sem salpicos e maior eficiência de fusão em parametrizações; Regulagem de parâmetros: Previsão de comprimento de arco, corrente e tensão em resposta aos parâmetros de regulagem ou ajuste.

Conteúdo de atividades em laboratório (bloco estimado de 5-horas-aula):

Nota: a abordagem (laboratório de soldagem assistida por mídia) é demonstrar por meio de soldagens a arco reais, alguns fundamentos ministrados em sala de aula, tais como o efeito do gás de soldagem sobre a transferência metálica, efeito da energia do arco sobre a geometria do cordão, ao invés de ensinar os alunos a soldar ou operar uma máquina. Um script de todas as experiências será dado aos alunos com antecedência. Um relatório baseado nos dados adquiridos, seguidos por uma análise crítica dos resultados são esperados individualmente dos alunos depois de alguns dias.

Universidade Federal do Paraná



| |


Universidade Federal do Paraná



| |



UFPR nas Redes Sociais


UFPR nas Redes Sociais