Convidamos a todos para participar do Seminário a ser apresentado às 18h do dia 11/06/2018, no Auditório do Departamento de Química, pelo Dr. Pedro Henrique Gonzalez de Cademartori, encerrando assim a suas atividades como Pós-Doutorando Bolsista no PIPE pelo Programa PNPD/CAPES.

Atualmente o Prof. Pedro Cademartori está lotado como Professor Adjunto no Departamento
de Engenharia e Tecnologia Florestal (UFPR) e seu currículo pode ser acessado em

Título do Seminário: Incorporação e revestimento superficial com nanopartículas para incremento das propriedades de painéis de fibras de madeira de média densidade (MDF)

Data: 11/06/2018 Segunda Feira
Horário: 18h:00min
Local: Auditório do Departamento de Química no Centro Politécnico

Resumo: A utilização de resinas com a presença de formaldeído e a sua consequente emissão pelos painéis MDF (painéis de fibras de madeira de média densidade) são passiveis de danos à saúde do ser humano. No entanto, a redução da emissão de formaldeído a partir da modificação ou substituição das resinas ainda é um grande desafio, visto que estas também são responsáveis pela alta resistência a biodeterioração dos painéis. Nesse contexto, o presente projeto foi dividido em duas metas com o intuito de investigar a incorporação de nanopartículas de alumina sem e com a presença de nanobiocida em resina ureia-formaldeído (Meta 1) e o revestimento superficial de painéis MDF com nanosílica hidrofóbica (Meta 2). A incorporação de nanoalumina foi estudada em relação a qualidade da incorporação e a manutenção das propriedades de cura da resina. O revestimento superficial de painéis MDF com nanosílica hidrofóbica foi produzido para criar uma barreira física de proteção e incremento das propriedades de superfície. Os principais resultados obtidos na Meta 2 mostraram a obtenção de um material com alta repelência a líquidos polares a partir de um processo de deposição simples e com apenas uma etapa, bem como características positivas quanto a durabilidade em ensaios de simulação de condições reais de uso. Os principais resultados da Meta 1 mostraram alterações nas propriedades reológicas e térmicas das resinas ureia-formaldeído modificadas com nanoalumina, especialmente a viscosidade. Ensaios dinâmico-mecânicos ilustraram nas resinas modificadas a manutenção ou incremento de propriedades como tempo de geleificação e rigidez.

UFPR nas Redes Sociais