Linhas de pesquisa

Concretos especiais
Nesta linha de pesquisa estão os esforços para o melhoramento do concreto para proporcionar maior vida útil e menor manutenção, sendo focos: nanotecnologia, concreto de alta resistência, concreto de alto desempenho, concreto auto cicatrizante, concreto auto adensável, entre outros.
Palavras chave: concreto de alto desempenho; concreto com fibras; Nanociência e Nanotecnologia; concreto de alta resistência; concreto de pós reativos.

Degradação em meios agressivos
O foco é entender os mecanismos de degradação que o concreto está submetido em meios diversos, tais como ataque por sulfatos, reação álcali-agregados, ataque por cloretos, carbonatação, chuva ácida, ácido sulfúrico biogênico, entre outros.
Estes tipos de agressividade ao concreto ocorrem em ambientes urbanos, marítimos e industrias, como as de fertilizantes, de papel, refinarias de petróleo, barragens de concreto (PCHs e UHEs), estações de tratamento de esgoto (ETE), entre outras.
Palavras Chave: reação álcali-agregado; ataque interno por sulfatos; ataque externo por sulfatos; ácido sulfúrico biogênico; Corrosão de armaduras.

Estimativa de vida útil
Nesta linha de pesquisa se enquadram todas as investigações direcionadas a desenvolver ou aferir modelos de previsão de vida útil de edificações de modo geral e em condições de exposição diversas. Como foco principal tem-se as estruturas de concreto, pois o grupo de pesquisa é mais atuante neste tipo de pesquisa, porém, também é interesse do grupo abrir outros campos de modelagem de vida útil, desde que o interesse surja por parte do mercado da Construção Civil.
Palavras Chave: estimativa de vida útil; Carbonatação; Ataque por cloretos; Resistividade Elétrica; Corrosão de armaduras.

Segurança de Barragens
Esta linha de pesquisa está focada nos temas relacionados a durabilidade e recuperação de barragens de concreto. Este é um tema muito importante porque trata de obras de grande porte e responsáveis pela geração de eletricidade na principal matriz energética do Brasil, a energia hidrelétrica. Deste modo, trata de obras de muita responsabilidade e com requisito de elevada vida útil, uma vez que são obras para atenderem gerações presentes e futuras. São abordados nesta linha de pesquisa as técnicas de inspeção, diagnóstico, prognóstico e recuperação específicas para as usinas hidrelétricas.
Palavras Chave: reação sulfática interna; reação álcali-agregado; concreto; abrasão.

Técnicas de inspeção e monitoramento
Nesta linha de pesquisa explora-se as técnicas utilizadas na inspeção de estruturas e demais edificações. O foco é avançar no conhecimento das técnicas tirando dúvidas relacionadas com a forma de realização dos ensaios, a coleta de amostras, a precisão e a aplicabilidade de cada método de ensaio de campo, tais como: extração de testemunhos, ultrassom, resistividade elétrica, potencial e velocidade de corrosão, esclerometria, ensaio de aderência por arranchamento, entre outros.
Palavras Chave: Potencial de corrosão; Resistividade Elétrica; Ultrassom; Testemunhos de concreto; Velocidade de corrosão; Difração de raios X.

Técnicas de recuperação de estruturas
Nesta linha de pesquisa estuda-se a viabilidade de emprego de diversas técnicas de recuperação de estruturas de concreto. São tratados métodos de recuperação ainda não inseridos de forma consagrada no mercado da construção civil como a extração de cloretos, realcalinização e proteção catódica. Além disso, também são focos de estudo os temas já consagrados, mas que carecem de estudos de eficiência em condições diversas como a técnica de reparo localizado em estruturas de concreto.
Palavras Chave: Técnicas de Reparo; Proteção catódica; Realcalinização; Extração de cloretos; argamassa de reparo