Semana de Planejamento e Política Urbana com Faranak Miraftab

Entre os dias 24 de fevereiro e 10 de março de 2023, a professora e pesquisadora Faranak Miraftab, da Universidade de Illinois, estará no Brasil como Professora Visitante nos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas (4P) e em Planejamento Urbano (PPU) da Universidade Federal do Paraná. A visita é parte das ações previstas no Projeto Espaço, Sociedade e Desenvolvimento: desafios contemporâneos, do Programa Institucional de Internacionalização da UFPR (SENSED/CAPES-PrInt).

Faranak Miraftab se dedica ao tema da Globalização e dos Estudos Urbanos. Sua atuação está situada na interseção entre sociologia, geografia, planejamento e estudos feministas. Se interessa particularmente sobre os processos de desenvolvimento global e local, refletindo sobre como grupos desfavorecidos por assimetrias de classe, gênero, raça e etnia mobilizam recursos como moradia, serviços básicos e infraestrutura e como os arranjos institucionais facilitam ou frustram a provisão e o acesso a esses recursos urbanos vitais.

Além de visitas técnicas às áreas de pesquisa e extensão e encontros com professores e alunos, a Professora Faranak ministrará duas palestras nos dias 27 de fevereiro e 1º de março de 2023, nos Campi Jardim Botânico e Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba.

No dia 27 de fevereiro, o tema será Radical Care: Re-thinking social reproduction and capitalist urban development e a palestra ocorrerá às 17h30 no Auditório Prof. Ulysses de Campos do Campus Jardim Botânico.

No dia 1º de Março, o tema será Informal politics and insurgent planning: Insight from Woman, Life, Freedom movement in Iran e será realizada às 17h30 no Auditório C do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT), Campus Centro Politécnico.

As palestras serão em inglês, mas contarão com tradução simultânea para até 50 pessoas. O CEPPUR convida a todas e todos para se inscreverem nas palestras. Devido à limitação dos espaços, as vagas serão distribuídas por ordem de inscrição.

Inscreva-se aqui.