Trancamento de Curso

Sobre Trancamento e Destrancamento de Curso

 

RESOLUÇÃO Nº 97/15 – CEPE. 

Acesse aqui a resolução e instrução sobre este assunto: Ressolução972015CEPE   e I.N.01.16 PROGRAD


 

Entende-se por trancamento de curso a interrupção temporária de todas as atividades acadêmicas.

  • Serão permitidos até três (03) trancamentos de curso consecutivos ou alternados.
  • O primeiro trancamento de curso é voluntário e imotivado. Para o 1o trancamento, orienta-se que o aluno solicite o pedido para os dois (2) semestres consecutivos, pois não haverá prejuízo caso o aluno decida retornar antes de findado este prazo, e considerando que o segundo trancamento só pode ser realizado se aprovado pelo colegiado do curso.
  • Os segundo e terceiro trancamentos (EXCEPCIONAL) de curso devidamente justificados e documentados deverão ser julgados pelo Colegiado de Curso.
  • Cada trancamento do curso será pelo prazo de até dois (02) semestres letivos consecutivos
  • Somente serão concedidos trancamentos de curso se a estudante ou o estudante dispuser de tempo hábil para integralização de seu currículo por ocasião do retorno.
  • O trancamento de curso será concedido a estudante ou o estudante que possua pelo menos uma (01) disciplina ou unidade curricular obrigatória ou optativa do currículo do seu curso efetivamente cursada e aprovada na UFPR sob seu atual registro.
  • Nos casos em que a estudante ou o estudante não possua uma disciplina cursada e aprovada na UFPR, excepcionalmente, por motivo relevante, caberá ao Colegiado do Curso julgar o mérito da solicitação, devidamente justificada e documentada.
  • O trancamento é feito pelo aluno (ou seu representante legal). Os prazos limites para trancamento e retorno ao curso, relativos a cada período letivo, serão fixados no Calendário Acadêmico.
  • A estudante ou o estudante poderá requerer o retorno ao curso (destrancamento) antes de esgotado o período de trancamento.
  • O trancamento do curso não será considerado no tempo que você tem para cumprir o currículo.
  • Enquanto aguarda a resposta sobre o processo de trancamento (caso este precise de aprovação do colegiado), você deverá continuar a frequentar as aulas.
  • Atenção! Caso você não solicite o trancamento de curso ou não faça a matrícula fica caracterizado abandono de curso: o seu registro acadêmico é cancelado, e você perde a vaga!
  • Por ocasião de seu retorno e após realizar o destrancamento do curso (veja abaixo procedimento) você deve matricular‐se formalmente, para não caracterizar abandono de curso.

Parâmetros de Embasamento de 3º Pedido de Trancamento 

RESOLUÇÃO Nº 32/01 – CEPE Altera o § 3º do art. 61 da Res. 37/97-CEPE estabelecendo parâmetros e delegando aos Colegiados de Curso a análise dos pedidos de 3º Trancamento de Curso

Uma terceira solicitação de trancamento de curso, por até mais 2(dois) semestres letivos, poderá ser requerida pelo aluno ou seu representante legal no Departamento de Assuntos Acadêmicos – DAA, mediante apresentação do comprovante de matrícula do semestre/ano, por motivo relevante, devidamente justificada e documentada pelo aluno.

Constituem motivos relevantes:

  • a) casos de doença do aluno devidamente documentados e verificados pelo órgão responsável pela perícia médica da UFPR;
  • b) situações nas quais o aluno é arrimo de família, devidamente comprovadas;
  • c) demais hipóteses de natureza especial, desde que comprovadas.

Solicitação de Trancamento de Curso

O pedido de trancamento de curso deverá ser feito na Coordenação de Curso, através do preenchimento e entrega de formulário para trancamento. Clique aqui e pegue o formulário.


  Destrancamento de Curso

O aluno (ou seu representante legal) deverá no período previsto no calendário escolar VIGENTE NA DATA DE SEU RETORNO efetuar o destrancamento na Coordenação de seu curso através do preenchimento e entrega de formulário de destrancamento. Pegue aqui o formulário

Somente após o destrancamento do curso será possível realizar matrícula em disciplinas.

Atenção! Caso você não faça a matrícula fica caracterizado abandono de curso: o seu registro acadêmico é cancelado, e você perde a vaga!


 

Para maiores informações, consulte o NAA.

NAA- Núcleo de Acompanhamento Acadêmico – localizado em frente à Biblioteca de Direito, no térreo do Prédio da Santos Andrade.
Endereço: Praça Santos Andrade, 50 – Centro Curitiba-PR  – Cep.: 81.531-900
Telefones: (41) 3310-2674     e       3310-2800
Site: http://www.prograd.ufpr.br/copap/contatos/


 

 

 

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