INTERCÂMBIO

A Universidade Federal do Paraná possui instituições parceiras no Brasil e no exterior, proporcionando diversas oportunidades para nossos alunos e intercambistas.

 

Intercâmbio para a UFPR

  • A UFPR pode aceitar alunos de instituições nacionais ou estrangeiras, mas é necessário que haja um Acordo de Cooperação assinado entre as instituições. O interessado deverá enviar sua candidatura, através da universidade de origem. O processo passará por uma análise para que seja aceito dentro da Instituição.
  • Sem esta aprovação não há como permitir a participação do interessado em nenhuma atividade acadêmica na UFPR. Este processo avalia o pedido do interessado quanto aos aspectos acadêmicos das atividades de intercâmbio que pretende desenvolver.
  • O interessado deverá solicitar o pedido de ingresso no semestre anterior ao de início das atividades acadêmicas do intercâmbio. Se o curso desejado for ofertado em regime anual, o interessado deverá solicitar sua participação para o ano letivo seguinte, pois não há possibilidade de matrícula em disciplinas após o início do ano letivo.
  • A candidatura deverá ser submetida pela universidade de origem (não pelo aluno) de acordo com o formulário próprio da UFPR. O interessado deverá obrigatoriamente preencher este formulário, anexar os documentos solicitados e entrega-los para o responsável da mobilidade acadêmica de sua universidade. A UFPR procura em seu formulário auxiliar o interessado no processo de solicitação de entrada em intercâmbio, indicando qual é o tipo de informação que será necessário para a avaliação do pedido de intercâmbio.
  • Quando a UFPR avaliar o pedido e aprovar o ingresso do aluno como intercambista, será necessário que ele se apresente em nossa Coordenadoria de Intercâmbio para efetuar o registro acadêmico e seja encaminhado para efetuar matrícula em disciplinas.
  • Após a participação do interessado nas atividades acadêmicas na UFPR, será emitido um histórico com os dados da participação do aluno, tais como: disciplinas cursadas (com suas respectivas notas), frequências, aprovações ou reprovações emitidas em um documento formal da UFPR.

+ Informações

http://www.internacional.ufpr.br/

incoming.ufpr@gmail.com

 


Intercâmbio Nacional (Alunos UFPR)

A Mobilidade Nacional é um programa da ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino) que permite aos alunos de graduação permanecer em uma Universidade Pública Federal parceira por um semestre. A UFPR, através do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica, possui convênio firmado com todas as Instituições Públicas Federais de nível superior do Brasil. As atividades desenvolvidas no período de intercâmbio serão convalidadas na volta do aluno à instituição de origem.

O período de afastamento será computado no prazo de integralização do curso, e, portanto, quando retornar, o aluno estará automaticamente desperiodizado em relação à periodização recomendada.

Requisitos para participar

As definições sobre quem pode participar do programa variam de Edital para Edital. Portanto, fique atento sempre que um novo Edital é liberado. Acesse para ver os editais de seleção: http://www.internacional.ufpr.br/

Procedimentos para participar

O Programa de Mobilidade Nacional segue o mesmo Edital do Programa de Mobilidade Internacional. Portanto, os requisitos são os mesmos. Cabe ao estudante ficar atento às datas de lançamento dos editais, tendo em vista que são duas chamadas anuais, sempre um ano antes da saída. Ou seja, se o aluno se inscreve no segundo semestre de 2012, sua data prevista de saída para o intercâmbio será no segundo semestre de 2013.

Período máximo do intercâmbio

Diferente da Mobilidade Internacional, o Programa de Mobilidade Nacional tem a duração máxima de 6 meses.

Bolsas

Os alunos que têm direito a receber bolsas de estudo quando do período de realização da Mobilidade, receberão estas parceladas em 6 vezes, relativamente aos 6 meses (duração máxima) do Programa. Além disso, é coberto também o preço da passagem: até 1000 km, ônibus, acima disso, avião. É importante lembrar que os requisitos para se obter a bolsa estão especificados nos referidos editais.

Obrigações durante o intercâmbio

Os estudantes devem cursar 24 créditos/carga horária mínima do seu curso. Além disso, ter frequência mínima obrigatória, aprovação nas disciplinas cursadas e apresentar relatório e histórico da Universidade de Destina à ARI. Questões relacionadas a equivalências ou aproveitamento de disciplinas cabem ao estudante, que deve analisá-las junto ao Colegiado de seu curso.

Veja mais informações aqui: Equivalência

Documentos necessários

Após ser aceito pelo processo seletivo, a ARI entrará em contato com o estudante e disponibilizará a ele a lista completa dos documentos necessários para a realização do Programa de Intercâmbio.

Matrícula em PC

Todo o aluno UFPR que sai em Mobilidade Acadêmica, independente do Programa, deve entregar pessoalmente à Assessoria de Relações Internacionais, antes de sair do país, o formulário de solicitação de matrícula em PC (Participação de Convênio) devidamente assinado e carimbado pelo seu Coordenador de Curso juntamente com a carta de aceite da Universidade de Destino. Isso garantirá o vínculo do aluno  com a Universidade Federal do Paraná durante o processo de Mobilidade.

Conforme descrito no mencionado documento, durante a mobilidade, o aluno deverá estar apenas e unicamente matriculado na disciplina de PC, qualquer matrícula em disciplinas regulares deverá ser cancelada pelo aluno antes de sua saída.

 


Intercâmbio Internacional (Alunos UFPR)

Para que o aluno possa sair na condição de intercambista é necessário que haja um acordo de cooperação firmado entre a UFPR e a instituição de destino. A UFPR possui parceria com dezenas de instituições internacionais, permitindo oportunidades bem diversas aos alunos. Acesse no site da ARI e veja a lista de universidades parceiras.

Processos de aprovação

  • O primeiro ocorre na UFPR, o que chamamos de permissão de saída; para participar, o estudante passará por três etapas avaliativas: inscrições, com análise de itens como Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), número de reprovações e integralização curricular mínima e máxima; homologação das inscrições pelas coordenações de curso; avaliação do currículo e entrevista pelas comissões setoriais de Relações Internacionais. No ato de inscrição, o candidato ainda deverá comprovar o nível de proficiência em língua estrangeira do país de destino.
  • O segundo é chamado de permissão de entrada e ocorre na instituição de destino

Duração e Periodização

A mobilidade acadêmica viabilizada pela ARI pode ter duração de seis meses a um ano, além de alguns cursos que oferecem a possibilidade de duplo diploma (até dois anos).

O período de afastamento será computado no prazo de integralização do curso, e, portanto, quando retornar, o aluno estará automaticamente desperiodizado em relação à periodização recomendada, perdendo inclusive a prioridade quanto à matrícula em disciplinas (com relação aos periodizados).

Matrícula em PC 

Todo o aluno UFPR que sai em Mobilidade Acadêmica, independente do Programa, deve entregar pessoalmente à Assessoria de Relações Internacionais, antes de sair do país, o formulário de solicitação de matrícula em PC (Participação de Convênio) devidamente assinado e carimbado pelo seu Coordenador de Curso juntamente com a carta de aceite da Universidade de Destino. Isso garantirá o vínculo do aluno  com a Universidade Federal do Paraná durante o processo de Mobilidade.

Conforme descrito no mencionado documento, durante a mobilidade, o aluno deverá estar apenas e unicamente matriculado na disciplina de PC, qualquer matrícula em disciplinas regulares deverá ser cancelada pelo aluno antes de sua saída.

Bolsas Auxílio

As saídas para intercâmbio podem acontecer com ou sem o pagamento de bolsas de auxílio. Estas bolsas podem estar vinculadas a programas específicos ou ser ofertadas através de processo seletivo para os alunos da UFPR, tais como bolsas Mérito ARI/UFPR (alunos selecionados por Mérito Acadêmico) e PRAE/PROBEM (alunos de fragilidade socioeconômica com mérito acadêmico).

Para saber mais, acesse:  http://www.internacional.ufpr.br/pagina/10

Retorno do intecâmbio

Para validar a sua PC (PARTICIPAÇÃO DE CONVÊNIO)  e regularizar a sua situação com a ARI, o aluno deve enviar seu boletim de notas e relatório de intercâmbio a ARI.

Caso o aluno não regularize sua situação e finalize as pendências junto a ARI no imediato retorno do intercâmbio, terá problemas para realizar a matrícula em disciplinas do curso, além de com esta pendência no histórico escolar, o que impedirá a sua colação de grau.

+ Informações

ARI

 


ATENÇÃO

ENCERRADO O PERÍODO DE AFASTAMENTO, o aluno deverá apresentar à coordenação do respectivo curso a documentação comprobatória das atividades realizadas sob o convênio para apreciação do colegiado de curso e posterior encaminhamento, pela coordenação ao DAA, para fins de registro (RESOLUÇÃO 37/97 CEPE).

Pedidos de equivalências de disciplinas devem ser solicitadas diretamente à Coordenação do Curso na UFPR, pois será o colegiado que avaliará o pedido.

Veja aqui a documentação necessária e maiores informações de como realizar os pedidos de equivalência: Procedimento Pedido de Equivalências na Engenharia Química

 


Para maiores informações procure a Coordenação de Engenharia Química.