História do Curso

Apresentação:


O curso de Engenharia Química da UFPR foi criado em 1954 pelo Decreto-Lei nº 6.489, sendo considerado um dos mais antigos do Brasil.

           Tal qual muitos dos cursos de Engenharia Química do país, este teve como precursor um curso de Química Industrial, posteriormente adaptado para Engenharia, por força das alterações impostas pelo avanço da exigências sociais com relação à atuação desses profissionais. Até a década de 60 esteve atrelado a uma estrutura que muito lembrava ainda o antigo curso de Química Industrial. A partir da década de 70, sucessivas alterações curriculares têm dado nova forma e ideário ao currículo do Curso. Posteriormente, a participação nos ENBEQs motivou um contínuo repensar das estruturas curriculares, adaptadas e corrigidas quase que anualmente.  As constantes atualizações curriculares também tem sido realizadas em função da reanálise de conteúdos programáticos das disciplinas e sua correlação com os objetivos do Curso, do resultado de reuniões didáticas periódicas com professores das várias áreas do Curso que mostraram algumas superposições de conteúdos e necessidades de melhor formação em matérias básicas, além de avaliações contínuas desenvolvidas junto ao corpo discente.

Veja um pouco da história do curso no vídeo produzido pelo Diretório Acadêmico DAEQ:

 

capa-livro Esses dados constam da obra do Prof. Nilton E. Bührer.

Clique aqui para acessar as páginas onde constam os dados.

HISTÓRICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA DA UFPR

  • 1924 – Fundação do Curso de Química Industrial pela extinta Faculdade de Engenharia do Paraná.
  • 1934 – O Curso de Química Industrial passou a ser mantido pelo Instituto de Química do Paraná.
  • 1940 – Reconhecimento Federal do Curso de Química Industrial pelo decreto n.º 6.489 de 05/11/1940 e publicado no Diário Oficial da União em 22/11/1940, tendo iniciado suas atividades em 02/01/41.
  • 1952 – O Instituto de Química do Paraná passou a ser denominado Escola Superior de Química do Paraná.
  • 1953 – Incorporação da Escola Superior de Química do Paraná à Universidade Federal do Paraná, passando a se denominar Escola Superior de Química da Universidade Federal do Paraná.
  • 1954 – Transformação do Curso de Química Industrial no atual Curso de Engenharia Química.
  • 1972 – Inauguração, no centro Politécnico, das Usinas Piloto – indústrias em pequena escala objetivando o ensino de Engenharia Química.
  • 2004 – Comemoração do Jubileu de Ouro do Curso de Engenharia Química.
  • 20 de março de 2012 Inauguração do Novo Prédio da Engenharia Química, centralizando todas as aulas teóricas ministradas aos alunos do curso, como também todas as salas dos professores do DEQ, contendo também espaço destinado às atividades de extensão, atividades administrativas da graduação e de três pós-graduações. O edifício conta ainda com 2 auditórios. O prédio foi construído pensando no meio ambiente: cinco caixas, com capacidade para 7. 500 litros cada, foram instaladas para armazenar água da chuva e reaproveitar esse recurso depois, para lavar as calçadas, por exemplo. A construção começou em 2010 e foi custeada com recursos próprios e também do Reuni, trazendo mais conforto para estudantes, professores e servidores.
fachada01 SAMSUNG
8249702269_fd9f487826_k (1)

 

 

 


© 2016/2017 Elaine Vosniak Takeshita DEQ/UFPR