Curso de Arquitetura e Urbanismo

Esclarecimentos

Questão 01:
Data: 22 jan 2021

Pretendo me inscrever no concurso para professor do DAU-Área de conhecimento: Projeto. Exige-se doutorado em Arquitetura e àreas afins (como não ficou claro o que considera-se “áreas afins”)
Minha dúvida: será aceito o título de doutorado em Planejamento Urbano e Regional – PPGTU/PUCPR?

Esclarecimento 01:
O Edital N° 113/20 – PROGEPE – CONCURSO PÚBLICO para carreira docente, Área de conhecimento: Projeto foi retificado pelo EDITAL 14/21, que retifica o item 1.14.4.2, Área de Conhecimento: Projeto.

Onde se lê: “Titulação Mínima Exigida: Graduação em Arquitetura e Urbanismo COM Doutorado na Área de Arquitetura ou áreas afins (de acordo com área de conhecimento Arquitetura), obtidos na forma da lei;”

Leia-se: “Titulação Mínima Exigida: Graduação em Arquitetura e Urbanismo COM Doutorado na Área de Arquitetura, obtidos na forma da lei;”


Questão 02:
Vi o Edital Nº 113/20 e fiquei interessada na vaga para Área de Conhecimento de Projeto. No entanto, fiquei em dúvida sobre o título do Doutorado, especialmente pelos artigos abaixo:

“10.3 – Quando da posse, o candidato deverá apresentar os comprovantes referentes à titulação exigida no edital, e demais documentos exigidos por lei, cuja relação encontra‐se disponível no endereço eletrônico www.progepe.ufpr.br, bem como submeter‐se‐á às normas estabelecidas pela Universidade Federal do Paraná.

(…)

10.4 – Se verificado ausência de documento de título, conforme o exigido no edital do concurso, o candidato poderá ser eliminado a qualquer tempo.”

Como ainda não defendi minha tese, gostaria de saber se preciso apresentar o diploma durante o processo ou no ato da posse.

Esclarecimento 02:
Em consulta à PROGEPE sobre essa questão, recebemos a seguinte resposta:
“Para as inscrições o candidato deverá entregar somente o que está descrito no item 4.2 do edital, cabendo a Banca de homologação de inscrições verificar somente o envio correto de tal documentação. Os candidatos deverão entregar a documentação comprobatória para a prova de análise de currículo, momento em que a Banca pontuará de acordo com os documentos apresentados. Dessa forma, caso o candidato não apresente seu doutorado neste momento não receberá a pontuação correspondente. Se mesmo com sua pontuação rebaixada o candidato conseguir ser aprovado no concurso (lembrando que a prova didática já exigirá conhecimento aprofundado do candidato na área) não poderá tomar posse no cargo, não tendo o título exigido no edital.”


Questão 03:
Aproveito para perguntar quando será divulgada a lista de pontos a serem estudados para da prova escrita e subsequente sorteio da prova didática. Também gostaria de saber se até a entrega das 5 vias do curriculo (em data, local e horários definidos em edital) há possibilidade de ele ser entregue com mais atualizações, ou deve ser obrigatoriamente apresentada essa versão que mando nesse e-mail.

Esclarecimento 03:
Os programas dos concursos em aberto estão publicados no endereço http://www.tecnologia.ufpr.br/portal/cau/concursos-atuais/

Sobre a outra pergunta, será cobrado exatamente o que está no edital 113/20, que não cita tal obrigatoriedade:

“4.2 – São requisitos para a inscrição:
(…) f) curriculum vitae, sem os documentos comprobatórios, apresentado de acordo com a sequência da Tabela de Pontuação, conforme a Resolução nº 70/16 ‐ CEPE que fixa tabela de pontuação para avaliação de currículo para concurso público para a carreira de magistério superior na UFPR. O curriculum vitae, juntamente com os documentos comprobatórios, deverá ser entregue em data a ser definida pela Banca Examinadora, apresentado de acordo com a sequência da Tabela de Pontuação, conforme a Resolução nº 70/16 ‐ CEPE que fixa tabela de pontuação para avaliação de currículo para concurso público para a carreira de magistério superior na UFPR. Previamente a realização das provas, a Banca Examinadora divulgará, através de edital, o local, a data e o horário para a entrega de 05 (cinco) cópias do curriculum vitae, sendo uma delas documentada, também apresentada de acordo com a sequência da Tabela de Pontuação, conforme Resolução nº 70/16‐CEPE.”


Questão 04:
Gostaria de saber se candidatos sem doutorado serão automaticamente desclassificados. Além disso, se não houver doutores classificados, concorrem os mestres inscritos, ou abre-se um novo edital?

Esclarecimento 04:
Em consulta à PROGEPE sobre essa questão, recebemos a seguinte resposta:
“Para as inscrições o candidato deverá entregar somente o que está descrito no item 4.2 do edital, cabendo a Banca de homologação de inscrições verificar somente o envio correto de tal documentação. Os candidatos deverão entregar a documentação comprobatória para a prova de análise de currículo, momento em que a Banca pontuará de acordo com os documentos apresentados. Dessa forma, caso o candidato não apresente seu doutorado neste momento não receberá a pontuação correspondente. Se mesmo com sua pontuação rebaixada o candidato conseguir ser aprovado no concurso (lembrando que a prova didática já exigirá conhecimento aprofundado do candidato na área) não poderá tomar posse no cargo, não tendo o título exigido no edital.”


Questão 05:
Eu me casei e alterei o meu sobrenome, acrescentando o do meu esposo. Essas alterações foram efetuadas na Receita Federal, na Justiça Eleitoral, contudo não consegui alterar ainda os meus documentos de identificação por conta das restrições de atendimento da pandemia: o que inclui meu RG, minha carteira profissional do CAU e minha Carteira de Motorista.

Nesse sentido, meus documentos ainda constam com o nome e a assinatura de solteira. Gostaria de uma orientação sobre como devo proceder quanto ao envio do documento de identidade (se posso adicionar a eles a minha certidão de casamento e CPF, não havendo implicações para inscrição) e como devo assinar o requerimento de inscrição, visto que a minha assinatura hoje reconhecida através do documento de identificação, ainda é a de solteira.

Esclarecimento 05:
Em consulta à PROGEPE sobre essa questão, recebemos a seguinte resposta:
“Para os procedimentos de contratação ou posse, sempre fazemos de acordo com o que consta no CPF. Caso ela apresente documentação com sobrenome diferente, terá seu nome homologado como de solteira, mas isso teria que ser retificado para a posse, então se ela puder apresentar juntamente com o RG a certidão de casamento já fica com o nome correto ao longo do concurso.”


Questão 06:
Em relação ao Concurso para Professor do DAU – Área de Conhecimento: Projeto – Edital 113/20, retificado pelo Edital 14/21, gostaria de dirimir uma dúvida, em relação à Titulação Mínima Exigida para a vaga de docente. Possuo Graduação no Curso de Arquitetura e Urbanismo e Doutorado no Curso de Engenharia de Produção, Área de Concentração de Ergonomia, sendo minha Tese de Doutorado, desenvolvida na Área de Arquitetura, com o seguinte título: Sistema norteador para projetos interativos (SINPI): abordagem da percepção espacial, da arquitetura escolar inclusiva e da usabilidade orientada para a interação espacial de alunos com restrições visuais. Pergunto, tendo sido realizada a pesquisa de Doutoramento na Área de Arquitetura, mas no curso de eng. de produção, em área relacionada à Arquitetura (ergonomia), esta titulação seria considerada para o concurso, em questão?

Esclarecimento 06:
Para a inscrição, o candidato deverá entregar somente os documentos descritos no item 4.2 do edital, cabendo a comissão de homologação das inscrições verificar somente o envio correto da documentação. Os candidatos deverão entregar a documentação comprobatória para a análise de currículo, cabendo à Banca do concurso avaliar a adequação da titulação e competência aprofundada na área de conhecimento descrita no edital. Lembramos que as provas do concurso exigirão um conhecimento aprofundado do candidato na área específica.


Questão 07:
Ao ler o edital fiquei na dúvida se a inscrição será apenas via email com envio dos documentos escaneados, ou se além do email deverá ser entregue fisicamente a cópia deles.

Esclarecimento 07:
As inscrições serão feitas exclusivamente via email, com todos os documentos necessários anexados a uma única mensagem.


Questão 08:
“A qual setor devo solicitar a inscrição?
No formulário consta: “Ao Sr. Presidente do Conselho Setorial do Setor de _____________________________________  (nome do setor)”

Esclarecimento 08:
As inscrições do concurso devem ser solicitadas ao Setor de Tecnologia.


Questão 09:
Estou tentando fazer minha inscrição no concurso docente para a vaga de projeto.
No entanto, estou com dificuldades em acessar os links constantes no edital.
O site da PROGEPE parece estar fora do ar e não consigo acessar as resoluções para organização do currículo nem o formulário de inscrição.
Não sei se o problema é temporário ou não.
Há outra forma de acesso a esses documentos?

Esclarecimento 09:
A seção de concursos do site da PROGEPE está funcionando. Seguem os links:
Resoluções:
http://www.progepe.ufpr.br/progepe/concursos/docente/concursos_publicos/resolucoes.html

Requerimento de Inscrição:
http://www.progepe.ufpr.br/progepe/concursos/docente/concursos_publicos/inscricao.html


Questão 10:
Estou em processo de finalização do meu doutorado em Engenharia Civil. Deste modo, atualmente não estou residindo no Brasil. Entretanto, tenho interesse no processo seletivo para preenchimento de vaga de docente na instituição da UFPR, mas gostaria de tirar uma dúvida antes de finalizar minha inscrição no processo. Neste caso, gostaria de saber se as provas escrita e didática serão presenciais, visto a situação de COVID-19 e limitações de viagens internacionais?

Esclarecimento 10:
Conforme consulta  à PROGEPE, fomos informados que a resolução que regerá a realização dos concursos previstos no Edital 113/20 ainda está em desenvolvimento e depende da aprovação da Reitoria. Até o presente momento, não podemos confirmar se as provas serão realizadas presencialmente.


Questão 11:
Gostaria de saber as seguintes informações sobre o concurso do departamento de arquitetura:
A solicitação para envio de inscrições é encaminhada por email?
Os documentos comprobatórios podem ser enviados via correio eletrônico?

Esclarecimento 11:
As solicitações de inscrições serão feitas exclusivamente via email, com todos os documentos necessários anexados a uma única mensagem.


Questão 12:
Gostaria de saber quando serão divulgados os pontos dos concursos para docente do edital 113/20 PROGEPE.

Esclarecimento 12:
A sequência de ações relativas aos concursos em questão está seguindo o fluxo definido pelo edital citado e pela Resolução 66-A/16CEPE, cujos trechos que envolvem a definição de pontos estão reproduzidos a seguir. Ainda não está definida a data para a sua publicação, pois antes disso será feita a constituição das Bancas Examinadoras para os concursos.

Conforme Res.  66-A/16CEPE / UFPR:
Art. 12. Encerrada a homologação das inscrições e a apreciação de todos os recursos interpostos, o Conselho Setorial constituirá a Banca Examinadora, mediante sugestão de nomes dos membros pelo Departamento ou unidade equivalente dentro da área de conhecimento do Concurso.
Art. 16. O Conselho Setorial fará a designação dos membros das Bancas Examinadoras atendendo a indicação dos titulares e suplentes dentre os nomes indicados pelo departamento ou unidade equivalente interessados. § 1º A indicação dos nomes ao Conselho Setorial será feita pela plenária do Departamento ou unidade equivalente interessados, em número mínimo de 5 (cinco) titulares e 5 (cinco) suplentes observando o disposto nos artigos 13, 14 e 15.
Art. 19. A Banca Examinadora iniciará seus trabalhos com uma Sessão Pública de Abertura do Concurso e durante a realização do concurso deverá dar ampla divulgação de seus atos por meio de editais, publicando, nos locais previamente informados, a data e horário de todas as etapas do concurso. (…)
§ 2º Previamente à realização das provas, deverão ser divulgados os pontos, os critérios de avaliação de cada uma das etapas do concurso, bem como a data e horário da entrega das 5 (cinco) cópias do curriculum vitae, sendo uma documentada, e 5 (cinco) cópias da proposta de projeto de pesquisa na área de conhecimento do concurso, com no mínimo 15 (quinze) e no máximo 25 (vinte e cinco) laudas, não incluídas as referências. § 3º A divulgação de que trata o parágrafo anterior dar-se-á por meio de edital nos locais e prazos previstos e estabelecidos pela Banca Examinadora, sendo facultadas orientações adicionais aos candidatos antes do início da primeira prova com a ciência por escrito dos mesmos.

E ainda:

Conforme Edital 113/20 PROGEPE:
“8.5 – Previamente a realização das provas, a Banca Examinadora divulgará no local do concurso e/ou no sitio eletrônico do setor ou unidade equivalente, os pontos, os critérios de avaliação de cada uma das etapas do concurso (…)”


Questão 13:
Os próximos passos, com datas, do concurso serão informados por e-mail?

Esclarecimento 13:
Por questões de segurança, todas as informações sobre os concursos abertos no DAU/UFPR, referentes ao edital 113/20 PROGEPE, serão publicadas no site http://www.cau.ufpr.br/. É de responsabilidade do candidato acessar esse site regularmente para acompanhar as novidades em relação aos concursos.  

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Tecnologia
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Fone: +55(41)3361-3084 / 3085
Bloco I, 1 andar | Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Centro Politécnico - Jardim das Américas
Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Tecnologia
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Bloco I, 1 andar | Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Centro Politécnico - Jardim das Américas
Caixa Postal : 19011 | CEP: 81531-990
55 (41) 3361-3084 / 3085
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - Curso de Arquitetura e Urbanismo

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR