Comunicado 01/2021 CCAU – 1º semestre letivo de 2021

Caros estudantes,

No próximo dia 20 inicia-se o 1º semestre do ano letivo de 2021, cujo final será em 18 de dezembro. Durante este semestre, as atividades acadêmicas em nosso curso ainda serão remotas. Torcemos para que logo possamos retomar as aulas presenciais. Sentimos falta de vê-los, de estar junto e compartilhar o mesmo espaço com vocês.

Nesta ocasião, gostaríamos de apresentar-lhes as disciplinas propostas para 2021/01. Elas representam a primeira fase de um plano de recuperação que objetiva retomar o calendário acadêmico e auxiliar no processo de integralização curricular de vocês.[1] O PRIC do CAU/UFPR foi sistematizado pela coordenação do curso a partir da experiência adquirida durante os três últimos períodos de aulas remotas, assim como pelas discussões e propostas apresentadas pelos representantes do DAU, do DHS, do DEGRAF, do DGEOM e do GAU nas últimas reuniões do colegiado do curso.

[1] Plano de Recuperação e Integralização Curricular do CAU/UFPR (PRIC/CAU-UFPR), que pode ser acessado através do processo SEI 23075.046606/2021-56, aberto em 03/09/2021.

O Quadro 01 contém o calendário de aulas e reúne todas as disciplinas e turmas de 2021/01, com as vagas disponibilizadas através de disciplinas assíncronas (teóricas) e síncronas (algumas teóricas e todas as práticas). Importante dizer que todas as disciplinas ofertadas em 2020/01 estão sendo repetidas e estão garantidas as matrículas dos estudantes que ainda não as venceram. Qualquer estudante que ainda não as tenha vencido durante o ERE1, ERE2 ou no semestre 2020/02 – mesmo que tenha cancelado ou reprovado a disciplina – tem direito a nelas se matricular neste semestre. Estão sendo ofertadas, também, disciplinas e vagas suficientes para acolher os 61 calouros do Vestibular 2020/21. Além disso, oferta-se algumas disciplinas do 2º semestre desde o 3º até o 9º período do currículo, a fim de não prejudicar aqueles que cursaram disciplinas de períodos ímpares durante os três períodos remotos anteriores.

Em razão disso, os professores do DAU, DHS, DEGRAF e DGEOM tiveram que se reorganizar para oferecer-lhes o maior número possível de disciplinas. Ao todos estão sendo ofertadas 52 disciplinas obrigatórias, sendo 37 dos períodos ímpares e 15 dos períodos pares, totalizando 2.721 vagas. Diante da sobrecarga de atividades docentes, neste semestre só haverá uma disciplina optativa (TA152), cujas vagas já foram ocupadas pelos estudantes concluintes mediante matrícula realizada pela CCAU. Um novo edital de validação de Atividades Formativas Complementares será publicado em breve (https://atividadesformativas.weebly.com/).

Desde a suspensão das aulas em 16 de março do ano passado, formaram-se 51 jovens arquitetos e urbanistas entre nós. Se tivermos sucesso na execução do PRIC/CAU-UFPR, mais 14 arquitetos e urbanistas se formarão até o fim desse semestre e outros 43 estudantes poderão integralizar seus currículos durante o 2º semestre de 2021. Esperamos que você esteja entre eles. Mas, se não está se estimule a partir desses colegas, avançando no seu projeto de vida e carreira profissional. Contem conosco, e sintam-se à vontade para dirigir a CCAU suas dúvidas, sugestões e eventuais reclamações.

Desejamos a todos um excelente início de aulas. Agradecemos aos professores e técnicos pelo apoio recebido e, especialmente, desejamos boas-vindas aos novos estudantes do curso.

Paulo Chiesa
Silvana Weihermann
Otília Marcia Marcassi Rodrigues

Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR
Curitiba, 10 de setembro de 2021.

Setor de Tecnologia
Fone: +55(41)3361-3084 / 3085