Escola de Engenharia e Arquitetura – Setor de Tecnologia

Estudantes de Graduação da Escola de Engenharia e Arquitetura da UFPR apresentam na Alemanha resultados do Projeto enGlobe executado em parceria com a Renault

Em mais uma ação formativa e de Relações Internacionais do Setor de Tecnologia, um grupo de sete estudantes de graduação em Engenharia da UFPR participarão, no período de 22 a 26 de novembro de 2021, de um evento na THI – Technische Hochschule Ingolstadt, entidade de ensino superior localizada na Alemanha. Trata-se do encerramento do Projeto enGlobe, executado na UFPR em 2020 e 2021 em parceria com a empresa automotiva Renault do Brasil (Groupe Renault).

Desde 2011 a Escola de Engenharia e Arquitetura da UFPR mantém um acordo de cooperação técnica e de intercâmbio de estudantes e pesquisadores com a THIna Alemanha, envolvendo os Departamentos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Diversas ações já foram realizadas em uma fecunda parceria técnica e científica, envolvendo estudantes, professores e servidores técnico-administrativos de ambas as instituições, inclusive com um programa de Dupla-Titulação de Mestrado em Engenharia Automotiva, com grande sucesso.

Com o apoio financeiro da agência alemã de fomento à pesquisa DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst), o Projeto enGlobe (Engineers Go Global) envolveu a UFPR e a UFSC no Brasil e a Universidad Tecnologica Nacional (UTN) da Argentina, com uma dotação de 1 milhão de Euros do DAAD.

Projeto enGlobe especificava que cada uma das universidades firmasse parceria com uma empresa do setor automotivo, a qual cumpria a tarefa de propor um conjunto de problemas reais existentes em seu processo industrial, a serem estudados pelos alunos em busca de propostas de solução. No caso da UFPR, escolheu-se como parceira a Renault do Brasil, pelo fato da fábrica brasileira do Grupe Renault estar localizada a poucos quilômetros de distância do campus da Escola de Engenharia da UFPR. Tinha-se também um histórico de ótimo relacionamento dos professores da UFPR com a empresa em projetos anteriores. Os estudantes de graduação foram selecionados pelo seu desempenho acadêmico na UFPR e trabalharam ao longo de 2020 e 2021 nos problemas propostos pela Renault, sob orientação de professores da UFPR e da THI e em estreita colaboração com os engenheiros da Renault. Ao final do projeto, as propostas foram apresentadas à Diretoria da Renault, que considerou as soluções apresentadas como muito criativas e totalmente viáveis de serem implementadas em breve na empresa, parabenizando a equipe pela excelência dos resultados alcançados.

Com o encerramento do Projeto enGlobe, sete alunos da UFPR viajarão nos próximos dias para a Alemanha, com a missão de apresentar os resultados a professores da THI e cumprir uma agenda de visitas técnicas e culturais na cidade de Ingolstadt. Junto aos estudantes, viajarão também para a Alemanha os professores da UFPR Egon Wildauer, como Coordenador do Projeto enGlobe, Ewaldo Mehl, como Coordenador-Geral do acordo de colaboração da UFPR com a THI e José Marcelo Almeida Prado Cestari, como consultor técnico do Projeto enGlobe. Os estudantes da UFPR são dos cursos de Engenharia Elétrica (Caio César Cordeiro, Felipe Naves Mendonça, Fernando Crevoculski e João Vitor Cano), Engenharia Mecânica (Eduardo Tulio Santos e João Pedro Korzeniewski) e Engenharia de Produção (Beatriz Carascosa Molina). Os professores da UFPR participarão também de reuniões com os professores da THI visando definir um novo projeto a ser submetido a um Edital do DAAD, com execução prevista para 2022 e 2023.

As passagens aéreas de todo o grupo estão sendo fornecidas pela THI, com recursos financeiros obtidos junto à Agência Alemã de Intercâmbio Acadêmico DAAD, num montante total de mais de 12 mil Euros. A Technische Hochschule Ingolstadt é uma universidade pública alemã voltada para a pesquisa de Engenharia localizada na cidade de Ingolstadt, próxima a Munique. Fundada em 1994, possui atualmente cerca de 6.000 alunos em cinco faculdades e oferece mais de 60 cursos. Seu orçamento de pesquisa é de cerca de 20 milhões de euros por ano. A cidade de Ingolstadt é a sede mundial da empresa automotiva alemã AUDI e em uma cidade vizinha há uma fábrica de aeronaves militares da AIRBUS. Como consequência da proximidade geográfica com estas empresas a THI tem uma forte ênfase em pesquisas aplicadas nas áreas automotiva e aeroespacial.


Se quiser saber mais sobe o projeto, contate:

Ewaldo Luiz de Mattos Mehl, Prof. Dr.
Departamento de Engenharia
Coordenador-Geral do Acordo de Cooperação UFPR+THI
Universidade Federal do Paraná
mehl@ufpr.br


Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Escola de Engenharia e Arquitetura – Setor de Tecnologia
Edifício de Administração, 2º Andar
Fone: +55(41)3361-3497
Centro Politécnico - Jardim das Américas
Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Escola de Engenharia e Arquitetura – Setor de Tecnologia
Edifício de Administração, 2º Andar
Fone: +55(41)3361-3497
Centro Politécnico - Jardim das Américas
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - Escola de Engenharia e Arquitetura – Setor de Tecnologia

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR